O professor Ricardo Alvarez, ex-vereador e militante do Psol em Santo André; protocolou ontem cedo no site da Prefeitura de Santo André pedido de atualização do Portal da Transparência no que se refere às despesas com pessoal. Ele pesquisou e constatou que “a última planilha publicada é de maio de 2018”.
Fere a Lei
Em nota intitulada “PMSA não cumpre lei de acesso à informação”; Alvarez lembra ao prefeito Paulo Serra (PSDB): “A não publicação fere a lei de acesso à informação. Aguardamos a atualização dos dados.”
Neste Mês
A Prefeitura respondeu em nota ao REPÓRTER que a falta de atualização deu-se “devido à mudança da versão do sistema de folha de pagamento ocorrida no segundo semestre de 2018”. E ressaltou que a mudança “demandou a mudança de diversas rotinas internas que vão desde o envio de dados ao banco responsável pelo pagamento até a prestação de contas ao órgãos fiscalizadores. Informamos que a rotina de publicação dos dados de folha de pagamento no Portal de Transparência já foi concluída, passando neste momento apenas por uma validação dos dados. As informações estarão disponíveis e atualizadas novamente ainda no presente mês.”
Sem palavra
A manifestação de populares na Câmara de Santo André, em virtude da crise no abastecimento de água; impediu que praticamente todos os vereadores pudessem se manifestar na tribuna.
Cicote
Ontem, o vereador Almir Cicote (Avante) pediria licença da Câmara para assumir o Semasa, mas ele teve fortes dores no peito e precisou ser levado à UTI de um hospital particular. À tarde, em observação, decidiu abrir mão do novo cargo.
Espeto duplo
O suplente de vereador Valter Luiz da Silva (SD), Vavá da Churrascaria, assumiu a cadeira de Elian Santana (SD), que também ontem viu a Advocacia-Geral da União protocolar ação contra ela e outros três acusados de fraudes contra o INSS. Ela está impedida de exercer o mandato.
Pinchiari
O suplente Marcos Pinchiari (PTB) assumiu na vaga de Edson Sardano (PTB), que licenciou-se para assumir a Secretaria de Segurança Cidadã de Santo André.
Hoje tem eleição
Acontece às 15h de hoje (6) a eleição da diretoria da Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul). Com chapa única, haverá aclamação do grupo que tem como presidente o advogado Dr. Moacir Passador Junior.
Comissões
Foram eleitas na Câmara de São Caetano do Sul; ontem à tarde, os membros das Comissões Permanentes da Casa para o biênio 2019-2020. Os nomes são: na Comissão de Justiça e Redação, vereadores Caio Funaki, Carlos Seraphim, Cesar Oliva, Chico Bento e Marcos Fontes; e na de Finanças e Orçamento, Eduardo Vidoski, Mauricio Fernandes, Moacir Rubira, Suely Nogueira e Ubiratan Figueiredo.
Presidentes
Na sequência, foram eleitos os respectivos presidente e vice. Fontes e Seraphim foram eleitos presidente e vice da Comissão de Justiça e Redação; e Vidoski e Fernandes presidente e vice da Comissão de Finanças e Orçamento.