O desenvolvimento sustentável de uma cidade e de um País pressupõe um bom relacionamento entre governo, empresas e cidadãos,
e a eficiência na gestão administrativa é fator fundamental para melhor aproveitamento dos recursos públicos.
Hoje, com os constantes avanços da tecnologia,
quebrar barreiras burocráticas é uma tarefa mais fácil do que há vinte anos.
Por meio de um portal de serviços,
o contribuinte deveria poder informar que uma faixa de pedestres precisa de nova pintura, reclamar que a coleta de lixo não foi feita ou agendar uma consulta médica.
A prestação de serviços de maneira eficiente,
com transparência e economia de recursos,
tem sido um dos grandes desafios da gestão pública.
Para superá-lo, são necessários investimentos,
vontade política e um sistema inteligente de classificação das solicitações, aproveitando o uso de dados
estruturados que permita um melhor acompanhamento de cada etapa de execução dos pedidos.
O uso de uma tecnologia inteligente auxilia demais o administrador público a melhorar a gestão das cidades,
esfera onde há maior proximidade com a população.
Os portais precisam ser intuitivos, destacar a prestação de serviços e estruturá-los de maneira que o cidadão
não precise ser redirecionado para outros portais.
Citando a educação como exemplo,
temos que tornar possível matricular o filho na escola com poucos cliques no site de cada prefeitura.
Deveria ser possível também ao professor ter dados sociais sobre seus alunos e, ao mesmo tempo, que a família tivesse acesso a dados sobre frequência, conteúdo acadêmico e desempenho do aluno em sala de aula.
A tecnologia aliada à inteligência já é uma realidade para facilitar o dia a dia da administração pública e melhorar a qualidade de vida da população, portanto, enquanto cidadãos, devemos exigir maior utilização por parte dos gestores públicos.