HomePolíticaSão Bernardo do Campo

Orlando Morando é o político em atividade que melhor representa o ABC

Interpretação da inédita pesquisa ABC Dados apresentada nesta semana permite a seguinte conclusão: Orlando Morando, prefeito de São Bernardo do Campo, é “a pessoa que melhor representa a região do ABC”, que é como foi formulada a questão.

Números

Feita essa pergunta a 1.000 (hum mil) entrevistados, 80 (8%) responderam Lula, em referência ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Logo depois, em segundo lugar, 50 (5%) citaram Celso Daniel, ex-prefeito de Santo André, morto em 2002. Na sequência aparece com 30 citações (3%) Orlando Morando, hoje prefeito de São Bernardo do Campo; mas com longa carreira política como deputado estadual por quatro mandatos e vereador; além de ser empresário na região no ramo supermercadista.

Em atividade

Como Lula está preso, condenado por vários crimes apontados pelas investigações e confirmados pela Justiça, e Celso Daniel foi assassinado há 17 anos; conclui-se daí que Orlando Morando é o político em atividade que melhor representa as sete cidades da região.

Bolsonaro

Curiosamente, o quarto mais citado é o presidente da República, Jair Bolsonaro (20, ou 2%), que jamais esteve em alguma das sete cidades da região.

Mais nomes

Enfim, depois de Bolsonaro, aparecem, na sequência da divulgação: Danilo Gentili, Paulo Serra, Luiz Marinho, Alex Manente, José Auricchio, todos com 10 menções (1%); outros, 120 (12%); ninguém, 20 (2%), e não souberam responder 630 (63%).

Fecha menos?

Frase publicada ontem pela Folha de S.Paulo e atribuída a Carlos da Costa; secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, do ministro Paulo Guedes; e que teria sido dita ao vice-presidente de Relações Governamentais da GM Mercosul; Marcos Munhoz: “Se precisar fechar (a fábrica), fecha”.

Produtividade I

Procurado ontem, Costa manifestou-se pela assessoria, e deixou claro que a orientação da nova equipe econômica será a de dar prioridade a ações de incremento à produtividade, em vez de oferecer socorro a empresas em particular.

Produtividade II

Além disso, a nota salienta: “Com um ambiente de negócios mais saudável; a necessidade de eventuais subsídios diminui, fazendo com que as empresas se concentrem no desenvolvimento de suas atividades produtivas”.

Sobra dinheiro

Aliás, está sobrando dinheiro na União e nos Estados de incentivos a programas de ações culturais, sociais, esportivos, de prevenção na educação e na saúde, e muitas prefeituras; inclusive da região, ficam sem fazer uso desses recursos por absoluta falta de conhecimento. Afinal quem afirma é o empresário Fernando Humberto Machado, da FHM Consultoria Empresarial, especializada em captação desse tipo de recurso.

Projetos

Para ter acesso a esses recursos, basta saber identificá-los em diversas rubricas do orçamento, preparar projetos adequados, e seguir a legislação, conforme Fernando Machado.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo