CidadesSão Caetano do Sul

São Caetano é a cidade com maior incidência de raios de SP

Wilson Guardia

Dados divulgados pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostram que São Caetano é a cidade do estado de São Paulo com a maior incidência de raios. A formação da descarga elétrica acontece, em especial nos meses mais chuvosos, de janeiro a março, período do Verão brasileiro. Neste intervalo de tempo, quem mora na cidade deve tomar alguns cuidados redobrados, afinal bastam nuvens carregadas se formarem no horizonte para que as descargas elétricas começam a cair.

A incidência de raios na cidade de São Caetano é de 19,7 raios por quilômetro quadrado.
O grande número de edificações e a posição geográfica da cidade, ao lado de dois rios, propiciam a formação elétrica, que pode sair do solo ou partir das nuvens.O município é pequeno com muitas torres, prédios com para-raios que atraem as formações elétricas para a cidade. Ou seja, há uma conexão grande por meio do fio, no entanto, o sistema de para-raios cria uma blindagem, com isso, acidentes com raios são raros em São Caetano”, explicou a professora de Saúde e Meio Ambiente no curso de Medicina da USCS (Universidade de São Caetano do Sul) Marta Angela Marcondes.

A professora, bióloga de formação e especialista em estudos ligados à água, ainda destacou outros fatores: “São Caetano é uma ilha cercada por dois vales, o rio Tamanduateí e o Córrego dos Meninos que geram muitas partículas no ar permitindo assim a formação de cargas elétricas”.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo