Termomecanica reutiliza 85% de resíduos
Comprometida com a preservação do meio ambiente e com a prevenção da poluição, a Termomecanica tem trabalhado fortemente para controlar a geração de resíduos em seus processos. Como fruto desse esforço, a companhia, que lidera o setor de transformação de Cobre e outros metais não ferrosos, reduziu 29,99% do volume total de resíduos gerados, além de reciclar, reutilizar ou reprocessar 85% dos resíduos produzidos dentro das duas unidades fabris em São Bernardo, segundo o Relatório de Sustentabilidade 2017.
Pretensão
De acordo com Bruno Daniel Bulha Barroso, Coordenador de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, a TM pretende reaproveitar 100% dos resíduos, por isso a equipe de meio ambiente tem estudado cada material residual das operações e produção para encontrar um destino viável para eles. Com isso, papéis, plásticos, metais, entulhos, madeiras, óleos lubrificantes, pilhas, baterias, lâmpadas, eletrônicos e materiais contaminados são reaproveitados ou descartados, de acordo com suas características, por empresas parceiras.
Neste contexto, dois programas – “Descarte Consciente” e “Coleta Seletiva” – promovem, respectivamente, ações de conscientização sobre o reaproveitamento e redução de resíduos; e sobre como separar e dar o melhor destino ao que é descartado. “Entendemos que o ensino de práticas sustentáveis pode beneficiar não só a empresa, mas toda a sociedade. E isso está enraizado entre todos da Termomecanica. Realizamos sistematicamente treinamentos, campanhas e programas para a identificação de novas ideias”, explica.