Para o Dia Nacional da Leitura, escolas de São Caetano incentivam convívio com livros

“Esse estímulo é feito de forma lúdica”, explica a secretária de Educação Janice Paulino César. “Não adianta forçar os alunos a lerem, é preciso cultivar o interesse deles desde cedo, apresentando diferentes gêneros literários de forma atrativa e prazerosa”, completa.
As escolas de São Caetano adotam diferentes estratégias com esse objetivo. Deixar os livros acessíveis às crianças, em espaços confortáveis e atraentes é uma delas. Salas e “cantinhos de leitura” podem ser encontrados em escolas do Ensino Infantil ou Fundamental, com publicações adequadas às diferentes faixas etárias. Contações de histórias, leituras mediadas pelo professor e feiras de trocas de livros são outras atividades.
Há também a “Sessão Simultânea de Leitura”. “Em cada sala um livro diferente é lido. A sala é toda decorada e alguns professores chegam a se fantasiar como os personagens. São confeccionados até ´ingressos´ que os alunos apresentam para entrar na sala escolhida”, conta a professora Antonieta De Simone Rodrigues, diretora da Emef Profª Eda Mantoanelli.

