Em 2019, dez deputados, quatro federais e seis estaduais, passam a representar o ABC

Figurões da política e “forasteiros”, candidatos sem qualquer vínculo com o ABC, sempre conquistam milhares do votos nas sete cidades e, em muitos casos desaparecem, sem ao menos trazer qualquer emenda parlamentar. Para tentar elevar a bancada parlamentar na região foi lançada uma campanha apartidária batizada de “Quem é do ABC, vota pelo ABC”. A ação contribuiu, de certa forma, para a manutenção das seis cadeiras na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) e aumenta em dois os representantes na Câmara dos Deputados em relação à atual Legislatura.
Foram eleitos no último domingo Carla Morando (PSDB), primeira-dama de São Bernardo, Thiago Auricchio (PR), filho do prefeito de São Caetano e Coronel Nishikawa (PSL). O trio debutou nas urnas e garantiu mandato de quatro anos. Foram reeleitos Luiz Fernando Teixeira (PT) e Teonilio Barba (PT). O outro representante do ABC na Alesp é Marcio da Farmácia (Podemos), vice-prefeito de Diadema.
Na Câmara Federal, Alex Manente (PPS) e Vicentinho (PT) foram reeleitos. O terceiro representante é Luiz Carlos Motta (PR), ele tem como base eleitoral a cidade de Diadema e, Junior Orosco (PDT) da cidade de Mauá que aguarda deferimento do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo).
As votações de cada parlamentar federal foram as seguintes: o popular-socialista teve 127.366 votos, o republicano 75.218, o petista 70.645 sufrágios e o pedetista 30.665.
Os eleitos à Alesp, que representam a região, computaram os seguintes votos: Barba – 91.394, Carla Morando – 89.636, Luiz Fernando – 85.271, Thiago Auricchio – 73.435, Marcio da Farmácia – 44.969 e Coronel Nishikawa – 23.094.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo