São Caetano já tem sua primeira UBS com prontuário eletrônico

Agora, os dados dos pacientes estarão armazenados de forma segura e confidencial, e poderão ser acessados de todas as unidades da Sesaud (Secretaria Municipal de Saúde). “As informações estarão integradas por meio de uma rede de informática e, seja em UBS, centros de especialidades ou hospitais, os profissionais poderão verificar o histórico dos usuários do sistema de saúde municipal”, explica o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB). “A inovação é um ganho na economia de tempo e de recursos, além de trazer celeridade na marcação e realização de consultas, exames e na dispensação farmacêutica”, complementa. A implantação teve início neste ano.
A ferramenta foi testada na prática pelo chefe do Executivo. “Não tem segredo. São comandos simples, acessíveis, práticos e eficientes”, avaliou Auricchio. Funcionários da UBS já foram treinados.
Segundo a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, nas próximas semanas as UBSs João L.P. Bonaparte, no bairro Santa Paula, e Nair Spina Benedictis, no bairro Oswaldo Cruz, mais o Hospital de Olhos e Centro de Oncologia, receberão a novidade. “Algumas unidades passarão por reforma e já serão contempladas com a infraestrutura necessária para receber os equipamentos”, completa. A expectativa é de que, até 2019, a rede esteja 100% implantada no município. O investimento é de R$ 2,9 milhões por ano.
A implantação integra o Saúde 4.0, que conta, ainda, com o Portal Saúde 24 Horas, o Guia de Medicamentos e, o recém-inaugurado Centro de Distribuição e Logística Dr. Nicolao Constantino, no bairro Prosperidade.
 
				
