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Serviços de telefonia lideram reclamações no Procon de S. André

  O Procon de Santo André, órgão de defesa do consumidor, consolidou o balanço de atendimento do primeiro semestre deste ano. No levantamento, dos 7.794 atendimentos realizados de janeiro a junho de 2018, foram apontados como principais reclamados os serviços de telefonia móvel e fixa (16,32%) e banco comercial e cartão de crédito (15,61%). Em seguida, aparece o grupo que engloba escolas e também agências e operadoras de viagens (14,79%).
Embora liderem as queixas, as empresas de telecomunicações também são as que mais dão retorno aos reclamantes, registrando o índice de resposta de 98,2% em 2018. Outro dado importante é que do total de atendimentos realizados no Procon de Santo André no primeiro semestre deste ano, 3.629 reclamações, ou seja, 46,56% das demandas já foram resolvidas em fase preliminar. Isso significa que esses conflitos entre o consumidor e o ofertante, graças a mediação do órgão, foram solucionados antes de se tornem possíveis processos administrativos ou ações judiciais.
“Por ser o Procon um órgão respeitado pelos fornecedores, muitas vezes por um contato telefônico ou expedição de uma carta de informações preliminares o consumidor consegue a solução de um caso que demandaria anos na Justiça”, explica a diretora do Procon de Santo André, Doroti Gomes Cavalini.

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Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

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