Autos

“O sedan compacto da Volkswagen”

  Com mais de um milhão de unidades vendidas ao longo de sua história, o sedã Voyage é o derivado do Gol de maior sucesso. Lançado em 1981, o carro foi oferecido inicialmente unicamente com duas portas nas versões S e LS, com opção de motores movidos a álcool ou a gasolina, ambos 1,5 litro e refrigerados a água. O câmbio era de quatro marchas.
Como o Gol, o Voyage foi totalmente projetado e desenvolvido no País e, ao longo de seus mais de 30 anos de história, já teve mais de 305 mil unidades exportadas para 58 países. Um dos oito carros mais vendidos do mercado brasileiro, o Voyage registrou 87.225 unidades comercializadas em 2011 (5,46% a mais com relação a 2010) e, em 2012, já contabilizou 42.800 unidades vendidas até o mês de junho.
A produção do Voyage começou na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, que fabricou 340.891 unidades do carro em dois períodos: entre 1981 e 1987 e entre 1990 e 1996. Nos anos de 1988 e 1989 o carro foi produzido na fábrica de Taubaté, que desde 2008 produz o Voyage na mesma linha em que faz o Gol G5.
O nome Voyage significa “viagem” em francês, e foi escolhido para o carro pela conotação com qualidades como charme e beleza. O Voyage apresenta design versátil com formas, linhas e proporções harmônicas, combinando uma imagem clássica com modernidade. Curiosamente, o Voyage somente é exportado com este nome para a Argentina. Para os demais países da América do Sul, América Central e México, o Voyage é conhecido como Gol Sedan. Nos Estados Unidos, foi chamado de Fox durante o período de sete anos (de 1987 a 1993) em que foi vendido, somando mais 202 mil unidades comercializadas.
Para ilustrar melhor a nossa coluna de hoje recorremos ao acervo do amigo Luís proprietário de um Voyage LS gasolina ano 1982 vermelho calipso já com placa preta, motorização MD 1.5cc com cambio de 4 velocidades. O veículo está 100% original e com apenas 34 mil quilômetros originais! carro nunca restaurado e sem detalhes, muito difícil de se encontrar esse modelo nessas condições.
 Eventos
Amanhã acontece mais uma edição do evento mensal “Antigos no Paço” encontro de autos antigos que acontece todo terceiro domingo do mês no Paço Municipal da Prefeitura de São Bernardo do Campo, Rua Samuel Sabatini, s/n das 9hs às 14h. Realização Automóvel Clube do Grande ABC e com apoio da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo. Entrada dois quilos de alimento não perecível.
A partir de Agosto teremos mais um evento de antigomobilismo na cidade que é o berço da indústria automobilística e que passará a acontecer todo quarto domingo do mês nas antigas instalações da Mangels Industrial na Rua Max Mangels Sênior, 777, Bairro Planalto. A realização também é do Automóvel Clube do Grande ABC com apoio da Mangels Industrial. IMPERDÍVEL!
 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo