Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
CidadesSão Caetano do Sul

Moradora de SCS não consegue implantar DIU pelo SUS

   Moradora de São Caetano, Carolina Consolmagno tem encontrado dificuldades para aplicar o DIU Hormonal – Mirena – pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Segundo Carolina, a sua luta para a colocação do contraceptivo já soma seis meses e até agora nenhuma solução foi dada, a não ser as negativas da Rede Pública de Saúde da cidade.
Carolina baseia seu pedido no Art.35-C da lei 9.656, paragrafo III, que versa sobre o implante do DIU Hormonal – (inclui o dispositivo) em razão de planejamento familiar.
A secretária de Saúde Drª. Regina Maura explicou a recusa. “O DIU que é padronizado pelo SUS é o DIU de cobre. Este nós inserimos gratuitamente com fornecimento do DIU pela prefeitura, desde que a paciente opte pelo método após participar do grupo de planejamento familiar. O DIU hormonal não é padronizado no SUS, nem aqui no município. Sua inserção não é isenta de complicações, que podem inclusive culminar na sua expulsão pelo próprio organismo. Caso isso ocorra, não temos como repor esse DIU para a paciente, já que ele não é padronizado. Os médicos não têm a obrigação de inserir este DIU, que tem um treinamento específico e eles podem se negar”.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo