CidadesSão Caetano do Sul

Moradora de SCS não consegue implantar DIU pelo SUS

   Moradora de São Caetano, Carolina Consolmagno tem encontrado dificuldades para aplicar o DIU Hormonal – Mirena – pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Segundo Carolina, a sua luta para a colocação do contraceptivo já soma seis meses e até agora nenhuma solução foi dada, a não ser as negativas da Rede Pública de Saúde da cidade.
Carolina baseia seu pedido no Art.35-C da lei 9.656, paragrafo III, que versa sobre o implante do DIU Hormonal – (inclui o dispositivo) em razão de planejamento familiar.
A secretária de Saúde Drª. Regina Maura explicou a recusa. “O DIU que é padronizado pelo SUS é o DIU de cobre. Este nós inserimos gratuitamente com fornecimento do DIU pela prefeitura, desde que a paciente opte pelo método após participar do grupo de planejamento familiar. O DIU hormonal não é padronizado no SUS, nem aqui no município. Sua inserção não é isenta de complicações, que podem inclusive culminar na sua expulsão pelo próprio organismo. Caso isso ocorra, não temos como repor esse DIU para a paciente, já que ele não é padronizado. Os médicos não têm a obrigação de inserir este DIU, que tem um treinamento específico e eles podem se negar”.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo