O Canto do Joca

Cícero Martinha diz entender decisão do STF, mas condena ingerência

  Cícero Firmino da Silva, o Martinha, presidente licenciado do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, fez questão de explicar que falava como sindicalista e não como secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, mas não furtou-se a comentar a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que considerou constitucional o fim da contribuição sindical: “Tirar o imposto não é problema, mas você proibir a contribuição dos não-sócios é ingerência”, disse. Nefasta
Martinha disse ainda: “O sindicato é muito importante na luta dos trabalhadores, e a própria Constituição, a Carta Magna, referenda a organização dos trabalhadores e reconhece o papel dos sindicatos para a manutenção do equilíbrio entre capital e trabalho, o que foi proporcionado de maneira muito inteligente por Getúlio Vargas”.
 Respeito
Martinha explicou: “A estrutura sindical nossa, mesmo corporativista e com todas as falhas, foi uma ação importantíssima para que capital e trabalho pudessem evoluir dentro da ordem e com respeito e direito de ambas as partes”.
 Ponderação
Martinha ponderou em sua conclusão: “Sempre fui contra o imposto sindical, mas ao mesmo tempo não posso aceitar que o STF venha proibir que os trabalhadores não-sócios, que o sindicato seja proibido de cobrar contribuição desses trabalhadores”.
 Mauá sem saúde
A partir de segunda-feira (02/07), “o pronto-socorro do Hospital Nardini atenderá somente casos de Urgência, Ginecologia/Obstetrícia, Psiquiatria e Ortopedia. Nos demais casos, a população deve procurar as UPAs da cidade.” É o que diz nota oficial da Fundação do ABC.
 Sem prejuízos?
Mas a nota ressalta: “É importante destacar que o PS não será fechado e que não haverá prejuízos à assistência da população. Afinal, essa dinâmica de atendimento não é nova. Pelo contrário: a assistência no PS do Nardini sempre funcionou nessa configuração.
 Prorrogação
Segundo a Fundação do ABC, houve no dia 28 (quinta-feira) “reunião de alinhamento com a Prefeitura de Mauá sobre o contrato de gestão do Cosam (Complexo de Saúde de Mauá). O encontro buscou atender à recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo, que determinou a prorrogação contratual por 30 dias, definição de um novo plano de trabalho para o Cosam, com valores condizentes com a capacidade financeira do município, e um plano de pagamento para a dívida da Prefeitura com a FUABC.”
 
Seu negócio
Na quarta-feira (4/7), a partir das 9h, Santo André recebe o workshop “Uma Solução Para Cada Fase de Seu Negócio”, promovido pela Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista, onde os pequenos e médios empreendedores da região poderão conhecer linhas de crédito oferecidas pela instituição e saber como acessá-las.
 Agendamento
O workshop é gratuito e será no Teatro Municipal de Santo André, à Praça IV Centenário. O agendamento para atendimento individual deve ser feito pelo link: https://goo.gl/forms/aaK1Xs6oBYp6m6tz1. Mais informações pelo telefone: (11) 4994 0103.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo