Cotidiano

Projeto de Iniciativa Popular pelo fim da Taxa do Lixo é arquivado na Câmara de S. Caetano

  Em sessão tumultuada, com direito a gritos de protesto e confusão na entrada da galeria, os vereadores votaram o projeto de iniciativa popular que versa sobre a revogação da Taxa de Coleta, Remoção e Destinação Final de Resíduos Sólidos. O texto foi arquivado e a cobrança seguirá em S. Caetano.
Votaram pela extinção da cobrança os vereadores Chico Bento e Jander Lira, os dois do Partido Progressista e principais opositores ao Governo do prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), Ubiratan Figueiredo e César Oliva, do PR, e Ricardo Andrejuk (PSDB). O vereador da base aliada surpreendeu oposicionistas e situacionistas ao não seguir orientação da bancada. Com o resultado, treze a cinco, o presidente não votou, o projeto foi arquivado.
Em declaração ao jornalista Leandro Amaral, Andrejuk justificou seu voto: “É preciso discussão mais extensa sobre o projeto que versa sobre a taxa de lixo. Não sou contra a cobrança, mas é preciso um novo modelo”.
Tite Campanella (PPS), líder do Governo na Câmara, em entrevista coletiva afirmou: “Não dá para abrir mão de receita. Sem a taxa, temos que tirar recursos da Saúde e da Educação”.
O popular-socialista ainda destacou que a divisão dos códigos de barras, após acordo com o Ministério Público, vai “ocorrer até 1º de setembro, e quem não pagou os débitos terá até dezembro para regularizar a situação sem qualquer tipo de multa, juros”.
Membro do movimento contra a taxa do lixo, o juiz aposentado Jayme Tortorello afirmou: “Hoje conhecemos quem esteve contra o povo”.
 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo