Cidades

Com o “Cuidadoso”, SBC institui o maior programa destinado à Atenção ao Idoso

  Com o intuito de oferecer uma longevidade saudável e qualidade de vida, a Prefeitura de São Bernardo lançou, ontem, a primeira unidade de saúde com atendimento exclusivo aos idosos: “Cuidadoso”. O programa funcionará nas dependências na UBS Rudge Ramos, na rua Ângela Tomé, 246, bairro do Rudge Ramos, podendo ser ampliado a demais regiões. 
O procedimento será por meio de atendimento médico, com especialistas em geriatria, consultas odontológicas e orientações com farmacêuticos e sobre o uso correto de medicamentos. Por meio do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família), serão ofertados serviços de fisioterapia e fonoaudiologia, atendimentos com terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e atividades físicas, com o auxílio de um educador físico. 
O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, participou da cerimônia de inauguração acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, da secretária de Assistência Social, Laerte Soares, do diretor do Departamento de Atenção Básica, Dr. Rodolfo Strufaldi, vereadores da base aliada e demais autoridades, além de pacientes da unidade. 
 Com a palavra
“Com muita satisfação e alegria, entregamos mais um serviço de Saúde para a nossa cidade. O Cuidadoso estava no nosso plano de governo e mais uma vez conseguindo tirar a promessa do papel. Aqui os idosos irão receber um atendimento de referência, com profissionais extremamente capacitados”, comemorou Orlando Morando. 
Responsável da pasta de Saúde, Dr. Geraldo Reple esclareceu que os pacientes serão referenciados pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e encaminhados para o Cuidadoso. “Desenvolvemos um questionário para a avaliação dos pacientes, que será aplicado pelos médicos nas UBSs. Os idosos irão responder 17 perguntas. Cada resposta possui uma pontuação. Os pacientes que atingirem 11 pontos ou mais serão referenciados para a nova unidade”.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo