O formato implementado prioriza a utilização do transporte público, em detrimento ao transporte individual, com objetivo de oferecer maior fluidez no trânsito, reduzindo o tempo de viagem dos coletivos e garantindo qualidade de vida aos usuários do sistema municipal. Em conjunto com os demais corredores atualmente em obras na cidade, a meta é dar maior eficiência à rede, por meio da implantação de subsistemas tronco-alimentados. A estimativa é que durante a operação inicial o tempo do trajeto dos coletivos seja otimizado em cinco minutos, sendo que após o período de adaptação do novo modelo, a redução deverá ser ampliada para dez minutos.
“Esta é mais uma obra que encontramos paralisada no município e que, com planejamento, conseguimos destravar, acabando com os transtornos causados a quem depende e merece um transporte coletivo de qualidade. A priorização do transporte coletivo é um modelo que queremos valorizar ainda mais nesta gestão. Somente em 2018, teremos cerca de 40 quilômetros de corredores na cidade, incluindo os trechos do Alvarenga e da avenida Senador Vergueiro”, explicou o prefeito Orlando Morando. Ao todo, foram investidos R$ 11,9 milhões no conjunto de obras, que inclui a instalação de 12 paradas.