Cotidiano

Moda dos anos 30 e histórias de superação desfilam no Mental Fashion Day 2018

  O Centro de Santo André voltou quase 90 anos na história, ontem. O clima dos anos 30 tomou a concha acústica da Praça do Carmo, que recebeu o Mental Fashion Day 2018. O principal evento da rede de saúde mental da cidade homenageou nesta edição a psiquiatra Nise da Silveira, que naquela época desenvolvia trabalho revolucionário no tratamento terapêutico, indo na contramão do regime manicomial. A alagoana foi pioneira ao introduzir os animais como co-terapeutas e a implantar a arteterapia, visão que hoje norteia projetos como o das oficinas oferecidas nos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da cidade.
Pouco antes de subir ao palco, na Casa da Palavra Mário Quintana, moças e senhoras se maquiavam, vestidas com saias longas e chapéus, enquanto em outra sala, os rapazes e senhores, ajeitando os blazeres, conversavam para passar o tempo.
Na preparação dos modelos, psicólogos e terapeutas ocupacionais fizeram a vez dos maquiadores e figurinistas, familiares davam apoio à organização e usuários se dividiam entre a apresentação do desfile, cobertura fotográfica e a função de modelo. Esse desempenho de multitarefas não aconteceu apenas na data do Mental Fashion Day, mas desde a sua preparação. O evento integra os profissionais e usuários de todos os CAPS da cidade, desde a confecção e customização das peças, realizada dentro das oficinas dos equipamentos, até os ensaios e produção do cenário.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo