Prefeitura institui fisioterapia aquática para pessoas com necessidades especiais, em SBC
O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, acompanhou o primeiro dia das crianças na piscina, junto do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, do presidente do Crefito 3 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), Dr. José Renato de Oliveira Leite, e da coordenadora do CER, Renata Rocha.
“Por muitos anos esta piscina do CER ficou inutilizada. Traçamos o planejamento e conseguimos a viabilidade ideal. Hoje estamos inaugurando um serviço extremamente importante que vai fornecer aos pacientes, um atendimento apropriado, além de qualidade de vida”, explicou Orlando.
Já o responsável da pasta de Saúde, salientou que com a implantação da fisioterapia aquática, o município passa a oferecer diversos tipos de reabilitação. “Mais um sonho sendo concretizado. A partir de hoje São Bernardo está oferecendo todos os tipos de tratamentos possíveis para reabilitar os pacientes. Temos a equoterapira, reabilitação visual, intelectual, auditivas, entre outras”, disse Dr. Geraldo.
Fisioterapia aquática se trata de um projeto que utiliza a água para reabilitar, prevenir alterações e estimular a coordenação sensório-motora das crianças. O objetivo é acelerar o processo de recuperação. Cerca de 15 crianças serão atendidas por dia, de uma a duas vezes por semana, por uma equipe de profissionais especializados em fisioterapia aquática. O primeiro paciente a entrar na piscina foi Vinícius N. do Carmo de Barbosa, 12 anos, que tem distrofia muscular e faz tratamento no CER há um ano e meio.