CidadesSão Bernardo do Campo

Para prevenir contaminação, SBC inicia supressão de árvores em assentamento

  Para garantir a saúde pública e prevenir contaminações, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da secretaria de Gestão Ambiental, dará início sábado, à supressão de 28 árvores frutíferas no assentamento Jardim das Oliveiras III, bairro Batistini. A substituição de espécies atende à recomendação da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e do MP-SP (Ministério Público de São Paulo), que apontaram a necessidade de eliminação de potenciais vetores de contaminação.
De acordo com os órgãos, o contaminante existente no solo do bairro é o BTX, que significa benzeno, tolueno e xileno. Esses compostos orgânicos estão submetidos a transformações bioquímicas e podem emitir gases nocivos à saúde humana. Das 28 árvores transmissoras do resíduo, 12 são goiabeiras, 15 abacateiros e uma mangueira. As espécies que forem suprimidas serão compensadas por mudas adequadas, com priorização de árvores nativas do bioma da Mata Atlântica, por meio de plano de manejo da arborização, que será elaborado junto à comunidade.
 
Com a palavra
Segundo o prefeito Orlando Morando (PSDB), a ação é necessária e visa a preservação da saúde pública. “Não podemos ser negligentes com questões que envolvem saúde pública. Por isso, fizemos este mapeamento e optamos pela supressão destas árvores como forma de prevenir potenciais contaminações”, detalhou.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo