Sabina e Planetário promovem programação inédita de aniversário

Uma câmera apontada 24h para o céu, ligada a um software calibrado para capturar imagens de meteoros, vai registrar a incidência desse fenômeno na região e possibilitar a identificação da origem, composição química e velocidade. A novidade se tornou possível após Santo André aderir a uma rede colaborativa chamada Bramon, que integra 30 cidades para o intercâmbio de informações e estudos sobre o assunto.
Amanhã será realizado festival de filmes no Planetário. Normalmente acontecem duas sessões, às 11h e às 15h, mas no dia de aniversário da cidade haverá sessões de hora em hora, das 10h às 16 h. Serão apresentadas seis sessões diferentes, incluindo uma inédita, produzida pela equipe do Planetário, às 16h, encerrando o festival. A Conquista de um Sonho conta a história de Bebel, uma menina curiosa e fascinada pelo céu que resolveu enviar uma pergunta para Pollyana, uma astronauta que está a bordo da Estação Espacial Internacional. Com isso, Bebel reaviva em Pollyana suas lembranças de infância e como foi realizar o sonho de ser astronauta.
Uma das principais novidades do sábado é que o público poderá fazer, a partir desse dia, uma jornada a ambientes do universo da astronomia ou da astronáutica, como a superfície de Plutão, utilizando um óculos de realidade virtual. O equipamento possibilita ao visitante a sensação de imersão num outro ambiente. Assim, para todos os lados que o visitante olhar, enxergará como se estivesse fisicamente no local. Ao olhar para cima a pessoa verá o infinito de estrelas. Domingo, às 15h, tem o espetáculo infantil ‘O Cascudo Douradinho’, do livro “Amiga lata, Amigo Rio”, do escritor Thiago Cascabulho, que estará na Sabina. Inf.: 4422-2000.

