Grupo de Taiko de São Bernardo agita o Festival Akimatsuri dia 15
O evento é temático e acontece em uma área de 240 mil metros2, arborizada, dentro do Centro Esportivo do Bunkyo de Mogi das Cruzes. Tem portal japonês (torii), lanternas japonesas (tyotins), uma vila cultural com oficinas de shodô (escrita japonesa), origami, mangá, tanabata, soroban (calculadora japonesa) e muitas outras atividades.
No palco da festa sobem mais de 60 atrações, entre elas, grupo de danças folclóricas japonesas, bandas que tocam J-Pop, cantores que interpretam músicas clássicas, teatro japonês e variados grupos de taikos (tambores japoneses), entre eles, o Kiendaiko Taiko, de São Bernardo, que se apresentam dia 15, às 15h.
A equipe foi fundada em 2006 na Associação Cultural Nipo-Brasileira de São Bernardo. A partir dessa iniciativa o grupo se denominou Kiendaiko, que significa “força flamejante“ e começou a praticar a arte milenar do Taiko por meio do estilo Kawasuji.
O grupo do ABC mostrará a beleza do Taiko que surgiu como instrumento há mais de 2000 anos e já serviu a propósitos militares, teatrais e musicais, devido ao seu som vibrante, forte e místico. Mas para o Kiendaiko a arte do Taiko vai além desta definição, pois mescla sentimentos e evidencia valores morais e sociais da cultura japonesa.