Geral

STF dá fôlego a Lula que segue livre, mesmo condenado

  O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganhou fôlego para tentar reverter sua prisão. Apesar de condenado a mais de 12 anos em regime fechado, a definição sobre o seu habeas corpus preventivo ficará para depois da Páscoa. A sessão que vai julgar o pedido está marcada para o dia 04 de abril.
Como a questão da análise e votação do pedido da defesa do petista não teve o mérito julgado, Lula não poderia ser encarcerado, explica Fábio Picarelli, advogado e conselheiro estadual da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) por Santo André. “Um dos argumentos para o salvo-conduto foi o periculum in mora (perigo da demora): Lula não deveria arcar com o ônus de ser detido só porque não houve a conclusão da análise de seu recurso na principal Corte do País”.
Se a liminar não fosse concedida, a partir do próximo dia 26 de março existiria a real possibilidade de Lula ser preso. Nesta data, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região julga os embargos apresentados pelo petista contra sua condenação pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. “Agora, o TRF-4 pode até determinar a prisão, mas o cumprimento da ordem está suspenso”, explica Picarelli.
 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo