Geral

Sabesp ganha prêmio internacional pela proteção de represas que abastecem a Grande SP

  O trabalho da Sabesp na preservação das represas que garantem água para a Capital e a Grande São Paulo receberá um prêmio internacional. O  BID  (Banco  Interamericano de Desenvolvimento) escolheu a proteção aos  mananciais  da  região  como  um exemplo de sucesso a ser seguido. O banco selecionou  cinco  ações  como  modelo  entre  os mais de 300 inscritos na América  Latina,  Caribe  e  América  do Norte. O único projeto brasileiro  entre os campeões é o da Sabesp, chamado Cinturão Verde Metropolitano.
 Dentre  as  mais  de  300  propostas  enviadas, o BID já havia selecionado  quatro  práticas  da Sabesp entre os 20 melhores. Agora, anunciou os cinco  vencedores que se destacaram nas Américas por projetos inovadores em água,  saneamento  e  resíduos  sólidos.  A  premiação será entregue durante o 8º  Fórum  Mundial  da  Água, que acontece entre os dias 18 e 23 deste mês, em  Brasília. O  BID  reconheceu  a  importância e os resultados da preservação de áreas  verdes  ao redor das represas que abastecem a Grande SP. Nos últimos anos,  a  Sabesp plantou mais de dois milhões de árvores no entorno de represas como  Atibainha,   Cachoeira,  Jacareí,  Jaguari  e  Paiva  Castro,  no  Sistema  Cantareira, e na represa Taiaçupeba, no Sistema Alto Tietê. Além  de  conservar  e  proteger  o Sistema Cantareira, a companhia mantém  outras três áreas de preservação: Pedro Beicht, no Sistema Alto Cotia; Rio  Claro,  no  sistema  que  leva  o  mesmo  nome; e na Área de Proteção  Ambiental Capivari, no extremo sul da Capital, de onde sai parte da água  da represa Guarapiranga. A maior parte dos terrenos em volta das represas,  porém, pertence a outros proprietários. Para que os resultados sejam ainda  melhores,  é importante que as áreas verdes sejam recompostas e protegidas  também nesses locais. Neste  mês,  inclusive,  a  Companhia  inicia  mais  um plantio no Sistema  Cantareira, entre outras ações.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo