Editorial – Bons exemplos…
Manifestações pacíficas derrubaram tiranias ao longo da História e o melhor exemplo foi a queda do colonialismo inglês na Índia, com Mahatma Gandhi, sem falar do “apartheid” na África do Sul, com Nelson Mandela. Histéricos e exaltados sempre fazem parte do problema, não da solução.
No caso da balbúrdia contra a taxa do lixo dia 06/02, em São Caetano, a ACISCS requereu, antes, a discussão técnica e de mérito à Câmara, com presença de representantes de todos os implicados. A Câmara concordou. Os “manifestantes”, no dia, não. Ao contrário, “fizeram o diabo” para impedir qualquer ponderação.
Basta ver que até vereadores contrários à medida foram impedidos de falar e insultados pela turba que ocupou as dependências do plenário. Ora, buscava-se solução, mas, a “turma do problema” não transigiu. Não é assim que se faz.
Questionável administrativamente e desastrosa politicamente, a tal taxa extemporânea tem de ser revista, é fato. E qualquer gestor medianamente apto sabe que ante temas duvidosos é mais prudente recuar que manter posições. Veja-se o bom exemplo de Santo André, com o IPTU.