Geral

Confirmado primeiro caso de febre amarela em S. Bernardo

 A cidade de São Bernardo confirmou, ontem, o primeiro caso de febre amarela da cidade. Morador do município, de 33 anos, o paciente foi internado no mês de dezembro no Hospital Assunção. O seu caso era um dos oito investigados, sendo oficializado ontém, por meio de análise realizada no Instituto Adolfo Lutz.
Seu quadro de saúde é estável e o cidadão se encontra hoje em sua residência. Por meio da Vigilância à Saúde, a Prefeitura realizou bloqueio no entorno da casa, com orientação em todo o bairro e busca por potenciais criadouros do mosquito transmissor da doença. 
 MAIRIPORÃ
O morador contraiu a doença enquanto esteve em Mairiporã, cidade da Grande São Paulo, também no mês de dezembro. Ele foi imunizado pela vacina, mas viajou para Mairiporã, antes dos 10 dias recomendado Ministério da Saúde, que reforça a orientação de vacinação a todos os viajantes, que irão visitar alguma área de risco. Para garantir a proteção, a dose deve ser aplicada com, pelo menos, 10 dias de antecedência à viagem, tempo necessário para o organismo produzir os anticorpos contra a doença. 
Desde o dia 25, a Prefeitura de São Bernardo segue em campanha de vacinação pelas 34 UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Até o momento, uma baixa adesão a imunização da doença foi registrada na cidade – em torno de 14% da meta estipulada. São 707 mil doses disponíveis em São Bernardo.
 ATENÇÃO
A Prefeitura anunciou a inserção de 102 escolas municipais para a aplicação da dose, entre os dias 5 e 9, das 9h às 16h. O objetivo é ampliar o acesso da população para mais pontos e, conseqüente, aumentar o alcance de toda a campanha. Junto a isso, serão realizados dois mutirões nos fins de semana (3/02 e 4/02) e no dia 17/02.
 DIA D NO ABC
A região do ABC promove amanhã o primeiro “Dia D” regional da vacinação preventiva contra a febre amarela, com as doses fracionadas distribuídas pelo Ministério da Saúde. Por meio da iniciativa, articulada pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, haverá atendimento conjunto nas unidades de saúde em S. André, S. Bernardo, S. Caetano, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo