Super Lua pode ser observada com telescópios na Sabina Escola Parque
Também hoje ocorrerão outro dois fenômenos. Um deles é o eclipse total lunar (Lua de Sangue), que não será visto do Brasil. O Núcleo de Observação do Céu vai retransmitir ao vivo o eclipse, que poderá ser observado no próprio NOC a partir das 10h30 ou pela internet, em facebook.com/sabina.planetario. Neste dia ocorre também a Lua Azul, quando há duas Luas cheias no mesmo mês, fenômeno que não é comum.
Em caso de céu nublado ou chuva a observação da Lua ocorrerá na sala de projeção do planetário, com apresentação sobre os eventos do dia relacionados ao satélite, além de reconhecimento do céu no planetário.
Eclipse
O eclipse lunar total é quando a Lua está completamente presente no cone de sombra da Terra chamada umbra. A sombra da Terra é dividida em duas partes: penumbra e umbra. A penumbra é a região da sombra que não há o bloqueio completo da luz do Sol já a umbra é uma sombra escura, pois a luz do Sol esta sendo bloqueada por completo. Quando a Lua esta presente na penumbra temos o eclipse penumbral, porém ao estar presente na umbra é eclipse total.
Ingresso na bilheteria da Sabina no dia do evento até às 19h30 por R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada), na rua Juquiá, s/nº, Vila Eldízia. Mais informações pelo telefone: 11 4422-2000.