O canto do Joca

Anne Sullivan prepara-se para modernizar e aprimorar atendimento

 “A Fundação Anne Sullivan completou 40 anos em setembro, e, como qualquer pessoa de 40 anos, ela precisa também se reorganizar, entender o tipo de público que ela deve atender, que ela deve continuar prestando esse tipo de atendimento que ela já fazia, mas voltado também para a modernidade, para os tempos atuais.” Com essa afirmação, o presidente do Conselho Gestor da Fumas, Dr. Cristiano Gomes, revelou, em entrevista ao REPÓRTER, a existência de projetos de ampliação e modernização no atendimento.PIONEIRA
Pioneira em toda a América Latina no atendimento a surdocegos, a Fundação Municipal Anne Sullivan foi fundada em 15 de setembro de 1977, e sempre buscou aprimorar seus  serviços. Gradativamente ampliou o atendimento a educandos com surdez. Em 1998, para atender mudanças legislativas, a Escola mantida pela Fumas passou a se chamar Escola de Educação Básica “Anne Sullivan”, e novamente ampliando os serviços, passou a atender educandos com autismo (transtorno do espectro do autismo) e paralisia cerebral.
INCLUSÃO
Com a corrente mundial da inclusão da pessoa com deficiência, em 2009, e com o apoio da Secretaria de Educação – SEEDUC, a Fundação “Anne Sullivan” ficou responsável pelo Programa de Inclusão Educacional, visando a atender educandos com deficiências, transtorno global do desenvolvimento e Superdotação/Altas Habilidades, matriculadas na rede.
QUALIFICAÇÃO
Entre outros, foi oferecido aos profissionais da escola cursos de LIBRAS no próprio ambiente inclusivo, com professor especializado. Paralelo, ocorria a atuação dos profissionais com visitas às escolas, acompanhando e orientando professores da rede regular desde a Educação Infantil ao Ensino Médio e EJA, que possuíam educandos com Deficiências, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Superdotação/Altas Habilidades.
CURSOS
Em 2012, com ingresso das Professoras Especialistas em Inclusão, a Fumas organizou e executou cursos de formação com orientações para a atuação desses profissionais na rede regular, com supervisão e acompanhamento da Equipe de Inclusão desta Fundação.
CONTRATURNO
Ao longo dos anos, e frente ao processo de Educação Inclusiva, oferece Atendimento Educacional Especializado, no contraturno, para os educandos com deficiências matriculados na rede e que necessitam de apoio inclusivo.
uninove
Dr. Cristiano Gomes também comanda o curso de Medicina recém-implantado pela Uninove em Mauá. Ele explicou a opção pela cidade: “Na Praça da Sé, em São Paulo, nós temos 2,3 médicos para cada mil habitantes; e em Mauá, segundo dados do Cremesp e da Fundação Seade, nós temos 0,16 médicos para cada mil, daí a necessidade dessa formação, pois há pesquisas que apontam que grande parte dos formados fica  na região de estudo”.
SAPATO 45
O governador Geraldo Alckmin (PSDB-45) esteve ontem na 45ª Couromoda. Sempre se disse que político tem de gastar muita sola de sapato se quiser ganhar eleição. Mesmo em se tratando de tucano, que pode voar.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo