Artigo

Febre Amarela

 A febre amarela é uma doença infecciosa, transmitida pela picada de mosquitos contaminados. Não existe tratamento específico para a doença, porém ela pode ser prevenida através da vacinação.
Por falar em vacinação, depois das mortes por febre amarela, ocorridas em Mairiporã, a vacina definitivamente, entrou na ordem do dia, principalmente por ser a forma mais eficaz de proteção contra a doença, constituindo-se numa importante ferramenta para a sua eliminação.
A Secretaria Estadual de Saúde iniciará simultaneamente de 3 a 24 de fevereiro campanha de vacinação contra a febre amarela em 52 cidades.
A novidade será a aplicação da vacina fracionada, ou seja, ao invés de se injetar a dose convencional de 0,5 ml, será aplicada a dose de 0,1 ml.
O fracionamento é recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e tem o apoio de especialistas, pois a única diferença é o tempo menor de imunidade que passa a ser de oito anos.
Antes de criticar as medidas é preciso lembrar que devido à expansão da circulação do vírus de febre amarela na América Latina e África, diversos países incluíram a vacina na rotina de seus programas de imunização ou realizam campanhas de vacinação. Ocorre que o número de produtores da vacina diminuiu nos últimos 20 anos. Hoje, são 10 produtores sendo que apenas três pré-qualificados pela Organização Mundial de Saúde: Bio-Manguinhos (Brasil), Sanofi – Pasteur (França) e Instituto Pasteur (Senegal).
São Caetano do Sul é a única cidade da região do Grande ABC, que não receberá doses fracionadas da vacina, isso provavelmente acarretará problemas para atender a demanda, mas não deverá ser motivo de pânico.
 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo