Aciscs inova com criação do Núcleo de Ação Social

 O choque de gestão determinado pelo presidente Walter Estevam Junior levou a Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul) a inovar com a inédita criação do Núcleo de Ação Social, voltado ao compromisso de responsabilidade social assumido pela atual diretoria. E o resultado não poderia ter sido melhor para oito meses de existência: foram arrecadados e distribuídos mais de 5 mil quilos alimentos, 2,6 mil quilos de agasalhos, 2.705 brinquedos, 2.178 livros, 1.581 produtos de higiene pessoal e 209 produtos de limpeza.
Cabe ressaltar que a responsabilidade social se dá quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações para promover o bem-estar dos seus públicos, interno e externo. E a prática é voluntária, sem ser confundida exclusivamente por ações compulsórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos (como fiscais, por exemplo). O conceito, nessa visão, envolve o beneficio da coletividade, seja ela relativa ao público interno (funcionários, acionistas, sócios etc) ou externo (comunidade, parceiros, meio ambiente etc.).
Uma responsabilidade tão necessária, e extremamente relevante nos tempos atuais, que no caso da Aciscs acabou, mesmo não sendo sua intenção, proporcionando contribuição ao fomento da economia em São Caetano, pois muita gente, para doar, foi às compras.
O Núcleo de Ação Social da Aciscs foi criando em abril de 2017, e, em oito meses de existência, conseguiu expressivas arrecadações a cada campanha, sob o comando de Ligia Estevam, primeira-dama da Associação e diretora financeira do jornal ABC Repórter, que não mede esforços para garantir o sucesso do Núcleo, dedicando-se a esse trabalho voltado para a comunidade, associada à sua atuação empreendedora e empresarial.
O mesmo empenho é observado nas demais voluntárias, inicialmente formadas por Solange Carvalho, Elisabete Zorzett, Denise de Oliveira, Neusa Mello, Sonia Sodré e Regina M. Aqulio . E na última campanha, juntando-se ao grupo Judite Saluti. CampanhasEm 2017 as campanhas realizadas foram de Arrecadação de Alimentos, Agasalhos, Dia das Crianças (Brinquedos e Livros) e Ceia de Natal.
Os alimentos foram arrecadados e distribuídos diretamente para as entidades em maio e junho. Em outubro, na festa do Dia das Crianças, e em dezembro, para o Natal.
Os agasalhos foram distribuídos em julho.
Os brinquedos e livros foram distribuídos em 8 outubro, na festa do Dia das Crianças e em dezembro, para montar brinquedotecas e biblioteca.
Os produtos de higiene pessoal, como fraldas e produtos de limpeza, foram entregues em agosto. No Natal foram distribuídos nécessaires com pasta de dente, escova de dente, sabonete e pente.
  TransparenciaA transparência nas ações de arrecadação, com o devido cuidado de divulgar e convidar os doadores a fazer parte no momento da entrega diferencia o trabalho do grupo de voluntárias.
“Temos a ‘cultura’ de doar produtos não perecíveis, em função da sua armazenagem para posterior doação, e assim nos esquecemos de doar os alimentos ricos em proteína, tão necessários para uma dieta balanceada”, assinalou Ligia Estevam, para acrescentar: “Então, nessa Campanha Ceia de Natal o intuito era sensibilizar a população para a doação dos alimentos perecíveis (proteína) como peru, chester, pernil, linguiça e demais produtos típicos da época natalina, como panetone, frutas secas, biscoitos, enlatados e doces em geral.”
A criação do slogan foi presente especial do publicitário Claudio Zorzett, com a frase emblemática “NATAL PARA TODOS!”, Esse slogan com certeza muito contribuiu para arrecadação das duas toneladas de alimentos, dessa campanha. “ Zorzett já vem colaborando de maneira decisiva com o Núcleo de Ação Social há tempos”, ressalta Ligia Estevam. EmpresasLigia também fez questão de ressaltar: “Essa campanha, diferentemente das anteriores, foi totalmente direcionada aos empresários da cidade, que prontamente aderiram à ação com suas empresas. São elas: M.Dias Branco S.A. – Ind. e Com. de Alimentos  – Unidade ADRIA, Laticínios Napolitano, Farmácia Nova Gerty, Lions Clube São Caetano Sul – Santa Maria, Batuq Digital Marketing Agency, Diagrama Accounting & Investments, Emporium das Noivas, Salão Jovem Cabeleireiros, Ideal Assessoria Imobiliária, Luigi Restaurante & Delivery, Algaba Palestrantes, Vencigueri Centro Automotivo, Edifício Monumental, Siluets São Caetano, Escola Conquest, Dona do Doce, Full House, Super Rocket, Padaria Ben Hur, UNS Idiomas, Santa Pasta, Padaria Portuense, Quero Mais, Grupo Chronos, Emporium San Gennaro, Morgan Advanced Materials, MSX International do Brasil e ABC Repórter.”
Além da doação das cestas com produtos típicos da ceia de natal para as cinco entidades de São Caetano, o grupo se empenhou em levar carinho, alegria e entretenimento por meio de música com o Sonata ao Luar, a Dupla D’Lucca & Gabriel, Max Zorzett, a apresentação artística de adestramento de cães, com a Matilha em Harmonia, e, é claro, com a entrega de presentes realizada  pelo Papai Noel.
Papai Noel foi um dos diretores da Aciscs, Joaquim dos Santos, mais conhecido como Tigué, que conseguiu arrancar sorrisos de encanto no momento da entrega dos presentes. INSTITUIÇÕESForam realizadas 21 doações, e várias instituições acabaram contempladas mais de uma vez. Veja a relação, a seguir:
 – Fundo Social de Solidariedade de São Caetano do Sul
– Instituição Anália Franco
– Grupo Luz de Assistência    
– Lar Bom Repouso
– Abrigo Irmã Tereza   
– Lar Escola – SEAIS
– Projeto Irmãos de Rua
– Núcleo de Convivência Menino Jesus     
– Lar Samaritano da Mãe Operária
– Centro Solidariedade Dona Lili – Igreja Sagrada Família
– Patrulheiros Mirins de São Caetano Sul – Oscar Klein

Sair da versão mobile