Esporte de São Caetano faz balanço do ano de 2017: saldo positivo
Mesmo diante de um cenário econômico adverso, todos os esportes de alto rendimento foram mantidos. Inúmeras foram as conquistas, títulos e medalhas em quadras, campos, tatames e piscinas. Outro ponto alto de 2017 foi a ampliação do PEC (Programa Esportivo Comunitário). Hoje o Programa Esportivo Comunitário atende mensalmente a cerca de 12.000 pessoas de todas as idades, em 40 modalidades.
São Caetano chegou desacreditada aos Jogos Abertos do Interior. “Em 2015, foi duro demais para nós, que gostamos de esporte, ver São Caetano rebaixada para a 2ª Divisão dos Jogos Abertos”, lembra Beto Vidoski, secretário de Esporte. Em 2016 a cidade conseguiu retornar à 1ª Divisão. E, em 2017, retomou o seu lugar de protagonismo ao alcançar o terceiro lugar geral, com 179 pontos, atrás da campeã São José dos Campos, com 320, e da segunda colocada São Bernardo, com 266. A delegação contou com 250 atletas, que disputaram 19 das 38 modalidades. “Valorizamos ainda mais nossas categorias de base, tanto que o Sub-21 conquistou muitos títulos e a pontuação foi muito alta”, ressaltou Vidoski.
São Caetano foi medalha de ouro no Atletismo (Masculino e Feminino), Ginástica Artística (Masculino), Hande Livre (Masculino), Judô (Feminino), Taekwondo (Masculino e Feminino), Tênis de Mesa (Masculino Sub-21), Vôlei (Masculino Sub-21), Futsal (Masculino Sub-21), e Handebol (Feminino Sub-21). Foi vice-campeã e levou a prata na Capoeira (Feminino), Ginástica Rítmica e no Vôlei (Feminino). Já o Judô (Masculino) e a Natação (Feminino) foram medalhas de bronze.
Basquete feminino adulto – Campeão da Nova Copa Basquete – Primeira e Segunda Temporadas de 2017. Basquete masculino: Sub 19 – Campeão dos Jogos Regionais, Abertos e Paulista Bronze. Sub 16 – Vice-Campeão da Liga Paulista.
Tênis de Mesa – Participação no Campeonato Panamericano Adulto na Colômbia, sendo que dos sete atletas que representaram o Brasil cinco foram de São Caetano, conquistando 5 medalhas de ouro , 2 de prata e uma de bronze, com Hugo Calderano, Eric Jouti , Vitor Ishiy , Bruna Takahashi e Bruna Alexandre. Campeões dos Jogos Abertos do Interior no feminino e no masculino. Pelo 8º ano consecutivo, São Caetano é campeão absoluto do Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa.