Semasa intensifica trabalho de educação ambiental com jovens de Santo André
Com o projeto Agentes Ambientais Comunitários, os jovens e aprendizes da CLASA (Casa Lions dos Adolescentes de Santo André) receberam conhecimentos sobre as problemáticas ambientais relacionadas à importância da recuperação de áreas degradadas, bem como da preservação de espaços verdes recuperados no município. Os estudantes ainda foram capacitados para realizar o plantio de 300 espécies nativas em área próxima ao Aterro Sanitário de Santo André, ação que fez parte da compensação ambiental pela ampliação do aterro. Como resultado, eles desenvolveram o Trabalho de Conclusão de Curso com foco no tema recuperação de áreas degradas (maquetes confeccionadas com materiais recicláveis).
O reflorestamento do aterro também contou com a participação dos alunos do curso técnico de Meio Ambiente da ETEC (Escola Técnica Estadual) Júlio de Mesquita.
As atividades do Semasa, realizadas pela Gerência de Educação e Mobilização Ambiental, permitem que os jovens e aprendizes exerçam a cidadania ambiental e consigam desenvolver atividades de sustentabilidade para que eles tenham a oportunidade de trabalhar com ações do tipo no mercado de trabalho.
Os estudantes do Jeda (Juventude Esperança do Amanhã) foram contemplados com o projeto Cidadania Ambiental e Consumo Responsável, feito com o apoio da Secretaria de Cultura de Santo André, para sensibilizar sobre problemas ambientais ocasionados pela produção, destinação e disposição final de resíduos sólidos.