Geral

Etec e Fatecs desenvolvem tecnologias assistivas

 A Escola Técnica Estadual Presidente Vargas, localizada em Mogi das Cruzes, aproveitou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos do técnico de Mecânica para colocar à prova o conhecimento dos jovens. A iniciativa visava também incentivar os estudantes a intervir positivamente na sociedade. Eles foram desafiados a desenvolver tecnologias assistivas para melhorar a vida de pessoas com limitação de mobilidade.
Ao todo, foram desenvolvidos sete projetos, cujos produtos finais serão doados a instituições de assistência da região. “Normalmente os alunos apresentam temas de diversas áreas ligadas à tecnologia, meio ambiente e saúde. São melhorias em máquinas e equipamentos, onde são aplicadas as habilidades e competências de componentes interdisciplinares”, diz um dos orientadores dos trabalhos, Cláudio dos Santos. “Quando propusemos este direcionamento para as pesquisas, os alunos abraçaram a ideia.”
A premiação reconheceu as dez melhores práticas inclusivas entre mais de cem projetos inscritos. Puderam participar do Prêmio representantes da gestão pública, de instituições não governamentais sem fins lucrativos e meios digitais. De acordo com a Secretaria, o Brasil tem hoje cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Somente no Estado de São Paulo esse número ultrapassa 9 milhões.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo