O canto do Joca

Braskem realizou simulado de emergência com a comunidade no ABC

 A Braskem promoveu na terça-feira treinamento coletivo de segurança em Rio Grande da Serra, em parceria com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Samu, Cruz Vermelha e Cetesb, com a evasão dos moradores do bairro Jardim Encantado. O simulado reproduziu o combate a um vazamento de produto químico, após ato de vandalismo em um trecho do etenoduto localizado na região, além de resgate de uma vítima que se machucou na fuga do local.EXERCÍCIOS
Durante o treinamento, cerca de 70 pessoas da comunidade local se deslocaram com segurança para o ponto de encontro deste cenário, o núcleo educacional Casa Encantada, e aguardaram a conclusão dos exercícios realizados por funcionários da Braskem e órgãos públicos.
PREPARO
O objetivo do treinamento foi preparar a equipe de brigadistas da empresa para situações de emergências externas e avaliar a interação com as autoridades locais para combate e atendimento aos moradores da área afetada.
POSITIVO
“O simulado foi bem executado e apresentou resultado muito satisfatório. Tivemos total apoio dos órgãos públicos e colaboração da comunidade, que compreendeu a importância de ações de segurança e prevenção como estas na região. Reforçamos nossa responsabilidade com a gestão do etenoduto e transmitimos as principais mensagens de segurança para os moradores”, afirma Luiz Claudio Sarno, engenheiro da área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente e especialista em emergências da Braskem.
ETENODUTO
Com 55km de extensão, o etenoduto é utilizado para transportar a matéria-prima eteno da unidade da Braskem no Polo Petroquímico do ABC até a região de Cubatão, na Baixada Santista.
ADAPTACLIMA
AdaptaClima é o nome da plataforma que vai colocar à disposição, de forma colaborativa e interativa, informações e material sobre adaptação à mudança do clima, incentivando, ao mesmo tempo, a conexão entre provedores e usuários de conhecimento em torno dessa agenda.
LANÇAMENTO
O desenvolvimento da plataforma AdaptaClima, que será lançada hoje, em Brasília, foi coordenada pelo MMA (Ministério do Meio Ambiente), implementada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da EAESP FGV (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas) e pelo IIED (Instituto Internacional pelo Meio Ambiente e Desenvolvimento), com o apoio do Conselho Britânico por meio do Fundo Newton.
BOTICÁRIO
Além dessas entidades que desenvolveram a plataforma, mais de 30 atores chave – entre eles a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza – participaram colaborando cada um com a sua expertise no tema, compartilhando informações e dados em adaptação e construindo em conjunto uma rede de conhecimento no assunto.
REDE DE APOIO
“A AdaptaClima é mais que uma ferramenta, é uma rede de apoio à implantação de ações de adaptação no Brasil. E nós da Fundação Grupo Boticário contribuímos ao longo de quase dois anos para o desenvolvimento dessa plataforma compartilhando nossa experiência de atuação junto a tomadores de decisão, visando sempre a demonstrar a importância da conservação dos ambientes naturais como parte da estratégia de aumento da resiliência da sociedade em relação aos impactos da mudança do clima. A partir de agora continuaremos dando apoio à gestão da plataforma, junto com os outros membros, por meio da participação em seu Comitê Consultivo. É hora de nos prevenirmos contra os impactos da mudança do clima, e a natureza faz parte da solução deste grande desafio que a sociedade está enfrentando”, afirma a analista de projetos ambientais da Fundação Grupo Boticário, Juliana Ribeiro.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo