Cidades

Cura do câncer de próstata chega a 90% nos casos de diagnóstico precoce

 Quando o assunto é saúde masculina e as doenças que afligem o homem ao longo do envelhecimento, sem dúvidas, a próstata é o alvo – especialmente em função das duas principais doenças que acometem o órgão: o crescimento benigno da próstata e o câncer de próstata. A próstata é glândula responsável pela produção de boa parte do sêmen e fica abaixo da bexiga e ao redor da uretra. Conforme dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens. Neste mês de “Novembro Azul”, todo o país está mobilizado para prevenir e combater a doença, responsável por 61,2 mil novos casos todos os anos, assim como pela morte de 13,7 mil homens anualmente.
O principal tumor maligno do órgão é o adenocarcinoma de próstata. Seu pico de incidência é por volta dos 65 anos, mas já começa a se manifestar ao redor de 45 anos, por isso, os homens não devem descuidar da prevenção e do acompanhamento médico.
“A recomendação para o rastreamento do câncer de próstata mudou um pouco nos últimos anos. Hoje, o homem deve frequentar o consultório do urologista anualmente a partir dos 50 anos. Pacientes de raça negra, obesos e homens com histórico familiar de câncer de próstata devem iniciar aos 45 anos”, orienta o urologista do Hospital Estadual Mário Covas e da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. Mário Henrique E. de Mattos.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo