Na Bélgica, presidente do Consórcio do ABC, Orlando Morando, define as datas de integração com Turim-ITA

A definição das datas foi no segundo e último dia de missão da agenda oficial da UE, em Bruxelas, Bélgica. O secretário executivo do Consórcio, Fabio Palacio, acompanha o presidente do colegiado de prefeitos. O programa europeu selecionou outras cinco localidades do País para o plano de capacitação técnica entre municípios do Continente Europeu com a América Latina e Caribe, sendo a entidade regional a única consorciada.
Na reunião houve apresentação pelo diretor do European Investment Bank, Eugenio Leanza, que abordou procedimentos para a tomada de investimentos e priorizou a sustentabilidade.
“Mais um balanço produtivo da missão. O Consórcio se destacou em todo este processo pelo fato de conseguir trazer a capacitação de políticas para os seus municípios. Um importante legado será deixado para toda a nossa população”, destacou Orlando Morando.
Outro objetivo do Consórcio é conquistar financiamentos de instituições europeias para os próximos dois anos em cooperação de políticas que podem ser realizadas nas áreas de Mobilidade Urbana, Mudanças Climáticas e Drenagem Urbana. Em dezembro, dentre os três projetos apresentados pelo Consórcio, haverá a definição de um deles.
Também houve reunião com o ministro conselheiro da missão do Brasil junto à União Europeia, Luis Fernando Abbott Galvão. “Uma audiência importante em que o ministro Luís Galvão reafirmou o empenho da missão brasileira na UE, órgão vinculado ao Itamaraty na cooperação junto ao IUC. Foi reconhecido que o modelo do Consórcio, unindo prefeituras, é muito importante e que vai vai acompanhar os desdobramentos do projeto”, complementou Morando.

