Editorial – Façam melhor!
Mas, o fenômeno não é exclusivo da politicalha. Nas redes sociais há farto material atacando acintosamente revistas, jornais, canais de TV e jornalistas de sucesso de forma fanática e torpe. Procedem basicamente de quatro fontes interligadas: a) da concorrência desqualificada por audiência; b) da estratégia de obter holofotes detonando o mérito alheio; c) de interesses escusos e condenáveis e d), de jornalistas incompetentes e mal sucedidos.
Sempre que alguém do ramo está alijado dos meios de comunicação que deram certo os ataca e aos colegas, conta de partida com o famoso fator que tanto mencionamos e que tantos desastres produz: a imbecilidade humana. Sabe que nas redes a repercussão será imediata sem análise ou questionamento, por mera canalhice, oportunismo doentio e outras mazelas.
Forma-se um exército de “desconstrutores” gratuitos e contraditórios, porém, daninhos e mesmo perigosos se falarmos em democracia e civilidade. Acham algo ou alguém ruim? Façam melhor! E parem de encher o saco!