O canto do Joca

Metalúrgicos de Santo André e Mauá, 84 anos de uma história de lutas

 Em 23 de setembro, o Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá completou 84 anos de vida. A comemoração oficial será neste domingo, 29, com assembleia de campanha salarial e um ato contra a reforma trabalhista. Mas a data para reflexão é impossível de ser especificada em qualquer calendário, já que a mobilização precisa ser contínua. É a luta dia a dia, que o trabalhador sabe muito bem como é travada, sem pausa para descanso, sem trégua, pois basta o mínimo cochilo para o cachimbo cair, como diria o célebre narrador esportivo Osmar Santos. ANTES DA CLT
E, se a luta hoje é pela manutenção de direitos duramente conquistados ao longo da história, como exclama sempre o presidente licenciado do Sindicato, Cícero Firmino da Silva, o Martinha, na verdade tudo começou antes mesmo de existir a própria CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) de Getúlio Vargas. Afinal, essa histórica entidade nasceu em 1933, 10 anos antes da sanção presidencial que criou o arcabouço legal em defesa do trabalhador.
 MOBILIZAÇÃO
Martinha afirma que o “próximo domingo é o Dia D de mobilização da Campanha Salarial 2017.” E destaca: “O Sindicato convoca todos os trabalhadores e trabalhadoras para a assembleia geral, a partir das 9h, em sua sede em Santo André. A organização da categoria é muito importante em defesa dos direitos conquistados com muita luta. Como o Sindicato vem alertando os companheiros e companheiras em todas as reuniões e assembleias que vem realizando, esta Campanha Salarial é diferente de todas as outras, pois, no dia 11 de novembro, entra em vigor a reforma trabalhista que mudou a CLT em mais de 100 artigos, com medidas que precarizam as relações de trabalho.”

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo