Faculdade de Medicina do ABC será Centro Universitário

“A FMABC possui forte tradição na área do ensino de saúde. Sua infraestrutura e os serviços que oferece atendem de forma excelente os propósitos da instituição. As ações de gestão estão ancoradas em dispositivos institucionalizados por meio de sua Congregação, órgão máximo da instituição. Há forte coerência entre a missão institucional, como expressa no seu PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), e os cursos ofertados e as atividades de pesquisa e inserção social desenvolvidas na instituição, fortemente ligada à rede pública de saúde da região”.
O Ministério da Educação classifica as instituições de ensino superior em faculdade, centro universitário e universidade. A faculdade é voltada à qualificação para o mercado de trabalho. A universidade conta com ensino, pesquisa e extensão, atuação junto à comunidade, e exerce papel na formação de docentes. O centro universitário está entre faculdade e universidade.
“O credenciamento do MEC reconhece um trabalho que fazemos há anos. A Medicina ABC será um centro universitário com quase todas as características de uma universidade. Ensinamos, fazemos pesquisa e temos grande inserção social por meio da extensão, com realização de mutirões de saúde para a população, o Projeto Sorrir é Viver, contrato com o Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo para exames de paternidade, atendimento às doenças raras, entre outras iniciativas sociais. O caminho para universidade, agora, é mais curto. Passa pela abertura de cursos em outras áreas e novos programas de pós-graduação”, disse o diretor geral da FMABC, Dr. Adilson Casemiro Pires.

