O canto do Joca

Novo ranking internacional põe a UFABC entre as melhores do mundo

 Na mais recente avaliação do ranking internacional CWUR (Center for World University Rankings), divulgada ontem (16), a UFABC (Universidade Federal do ABC) subiu 53 posições (da 914ª para a 861ª colocação), entre 27.700 instituições de ensino superior de todo o mundo, e três posições dentre as instituições nacionais (da 12ª para a 9ª posição), em comparação a 2016. Foram avaliados a qualidade da educação e da formação dos alunos, o prestígio do corpo docente, a influência e o impacto geral dos trabalhos de pesquisa. SELETO
A avaliação insere a UFABC no seleto grupo de 3,2% das melhores universidades do mundo e reforça o destaque alcançado em rankings nacionais e internacionais anteriores, elaborados por outras organizações e com critérios e metodologias diferentes. “Esse resultado positivo demonstra que a Universidade vem se destacando em rankings de forma muito consistente, mesmo no período em que vive a maior crise econômica da sua história”, afirma o reitor, Klaus Capelle. 
 ESCOLA MODELO
Mas não só uma escola federal é motivo de orgulho. Em São Bernardo, a EMEB Annita Magrini Guedes, do Baeta Neves, tem sido premiada por tornar os alunos protagonistas e multiplicadores, capazes de atuar tanto na escola, como na comunidade, transformando a realidade local, com o projeto “Em busca de uma escola sustentável”. O projeto envolve cerca de 500 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e suas famílias.
 
Frequência 
“A atividade objetiva  valorizar o aprender por meio do ouvir e do colocar a mão na massa, tornando o aluno protagonista da aprendizagem. Assim, transformamos um espaço pouco usado para as práticas de sustentabilidade em um local atraente e educativo, tornando a escola mais atrativa aos alunos. Por meio desse projeto, aumentamos a frequência de 70% para 95%”, afirmou o diretor José David de Souza.
 
PRÊMIOS
A  escola  ganhou o  1º lugar no Prêmio de Sustentabilidade Ambiental – Uso Racional da Água, em São Bernardo, em 2015. Em 2017, ganhou a medalha do mérito ambiental pela Câmara Municipal, e o projeto foi homologado pelo Ministério do Meio Ambiente.
CAMINHO CERTO
“Ter uma escola municipal neste chamamento mostra que estamos no caminho certo, com trabalho forte na Educação, prioridade da gestão”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo