O canto do Joca

Efetividade da Gestão Municipal foi média em 2016, aponta TCE-SP

 O TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) divulgau avaliação do último ano das 644 administrações municipais passadas (ou seja, de 2016), e entre as piores cidades estão três do ABC: Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Santo André. A melhor foi Santos, e entre as que tiiveram avalição positiva está São Bernardo.  IEGM
Trata-se do IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), composto por sete indicadores: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Proteção aos Cidadãos e Tecnologia da Informação. Com base nos dados fornecidos pelas próprias gestões são atribuídas as notas A (altamente efetiva), B+ (muito efetiva), B (efetiva), C+ (em fase de adequação) e C (baixo nível de adequação).
MÉDIA 
Pelo estudo, 62% tiveram B, ou gestão efetiva. Enquanto 172 cidades tiveram C e C+, o que significa que precisam melhorar, e muito, já que a média geral caiu.
REGIÃO
As notas dos municípios do ABC foram as seguintes: Diadema, manteve B; Mauá, manteve B; Ribeirão Pires, caiu de B para C; Rio Grande da Serra, caiu de C+ para C; Santo André, manteve C; São Bernardo manteve B+, e São Caetano, caiu de B+ para B.
NENHUM A
A Capital não foi avaliada por ter TCM, e nenhum dos 644 municípios obteve nota A (altamente efetiva). A média geral do Estado foi B (efetiva).
PAPO COM O CAU
São Caetano receberá o projeto “Bate Papo com o CAU”, dia 19. Promovido pelo CAU/SP – Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, o evento possibilita contato mais direto entre o Conselho e os arquitetos e urbanistas da cidade e região para conversas sobre as atribuições e responsabilidades da profissão, além de também discutir sobre as melhores práticas profissionais e as oportunidades de mercado. Gratuita, a inscrição pode ser feita no mesmo dia no local do evento (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Caetano – rua Roma, 61). A partir das 18h30.
FAÇA O QUE DIGO
Alguém precisa avisar o motorista da viatura do Semasa (Saneamento Ambiental de Santo André) BNZ-8237 que a desativação dos radares móveis foi só na sua cidade. Em São Bernardo, eles continuam ativos, principalmente na Lauro Gomes, onde, na quarta (11), por volta de 14h, o condutor colava na traseira de quem respeitava os 50 km/h, ultrapassava pela direita e excedia a velocidade.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo