Cidades

Santo André economiza R$ 638 mil com política de eficiência energética

 Após nove meses do início da implementação de políticas de eficiência energética nos equipamentos públicos, Santo André conseguiu uma economia de R$ 638 mil com treinamento, capacitação e um preciso diagnóstico energético de consumo. A economia é fruto do trabalho da Ugem (Unidade de Gestão Energética Municipal), parceria formada entre a Prefeitura, a AES Eletropaulo e a empresa de consultoria Facto Energy. Treinamento
O treinamento com servidores de diversas secretarias e autarquias municipais possibilitou a realização de ações eficientes e concretas de redução de consumo, como a troca de todo o sistema de iluminação dos andares do Paço. Para Roberto Velásquez, sócio diretor da Facto Energy, um importante ponto deste trabalho foi o levantamento de indicadores de consumo das cabines primárias de energia da cidade. “Tivemos com isso uma medida de como o consumo se dá em diversas unidades, da educação até a saúde, medindo o gasto por quilowatt hora por cada aluno na escola ou por atendimentos realizados em unidades de saúde”.
 Para o prefeito Paulo Serra, presente na certificação dos servidores da Ugem, muitas outras medidas podem ser tiradas do papel para reduzir o desperdício de energia nos próprios públicos. “Colhemos aqui bons frutos, que poderão ir para a prática dentro da visão da eficiência energética do município. Santo André é a primeira cidade da região que tem um plano de eficiência energética consolidado, por conta da grande necessidade na questão da economicidade de recursos. Estamos colocando a casa em ordem, recuperando a capacidade de investimento, para que o recurso economizado seja gasto corretamente, fazendo o serviço público melhorar”, frisa o prefeito. 
A Unidade de Gestão Energética Municipal realizou, desde fevereiro, 16 encontros com mais de 44 horas de capacitação dos servidores.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo