Cidades

Santo André muda de cor no Outubro Rosa para alertar sobre câncer de mama

 A entrada do mês de outubro inicia também a tradicional campanha de prevenção do câncer de mama. Desde a década de 90, o Outubro Rosa promove ações de orientação, visibilidade e maior acesso ao diagnóstico da doença. A Prefeitura de Santo André participa mais um ano do movimento com um calendário de atividades em equipamentos de saúde, de cultura e de esportes. O calçadão da Oliveira Lima, o espelho d’água no Paço Municipal, Hospital da Mulher e a Casa do Olhar serão iluminados na cor tema da campanha. Doença
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. A ginecologista do Centro de Saúde Escola, Rita de Cássia Chukri Jaimez, explica que “de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde, a paciente que não possui histórico de doença na família, deve realizar apenas uma mamografia a partir dos 35 até 40 anos. Caso não seja encontrado nada, ela deve fazer outra a partir dos 40 anos, quando começará a fazer o exame a cada dois, até ela completar 50 ano, quando começará a fazê-lo anualmente”. Jaimez ainda alerta para os fatores de risco da doença. “Diabetes, a ocorrência de casos na família, obesidade extrema são fatores de risco, pois estão ligados ao aumento de estrogênio no organismo. Mas vale ressaltar que a contracepção não entra nesse grupo, pois os anticoncepcionais hoje em dia, possuem baixíssima dosagem de hormônios”.
Sobre as atividades de conscientização, para descentralizar e aproximar as ações das munícipes, as unidades de saúde terão ações especiais como coleta de exames, palestras e procedimentos estéticos. O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Santo André promove entre os dias 17 e 19, o evento “Sou mulher, sou SAMU”, com uma agenda de capacitações. Inf.: santoandre.biz/tag/secretaria-da-saude/.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo