PT assume invasão de terreno em São Bernardo
Marcaram presença lideranças nacional e estadual do partido, como o vereador Eduardo Suplicy (ex-senador), o deputado estadual Carlos Zarattini, além de nomes ligados ao governo do ex-prefeito de São Bernardo Luiz Marinho (PT), como o deputado estadual Teonílio Barba, o ex-secretário de Governo José Albino, a vereadora Ana Nice e o deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, além de ex-funcionários da gestão petista. Outro a enfatizar discurso foi o deputado federal Paulo Teixeira (PT), irmão do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT), que também é alinhado politicamente a Luiz Marinho.
Os nomes petistas passaram a liderar os discursos a partir do sábado (16/09), com palavras de ordem, a favor da ocupação do terreno particular, pertencente à construtora MZM. Nenhuma das lideranças citou a questão da invasão ter ocorrido há anos, quando a cidade estava sob administração de Luiz Marinho. Apenas pontuaram o direito de ocupar uma área desocupada. O PT comandou São Bernardo entre os anos de 2009 e 2016.
Em linha com o movimento de invasão desde o primeiro dia, o PT já havia destacado sua presença, quando o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), liderado por seu coordenador, Guilherme Boulos, invadiu as dependências do Paço Municipal. O ato teve apoio do PT, representado então pela vereadora de São Bernardo, Ana Nice, pelo assessor parlamentar do deputado estadual Teonílio Barba, Airton Germano da Silva, e assessores do ex-prefeito Luiz Marinho (PT).