Geral

Unidos, Alex e PT dão apoio a ocupações irregulares em São Bernardo

 São Bernardo foi palco no fim de semana de ocupações irregulares que tiveram apoio do deputado federal Alex Manente (PPS), do vereador Julinho Fuzari (PPS) e representantes do PT.
A união de Alex e petistas mereceu comentários do presidente da ETC (Empresa de Transportes Coletivos) de São Bernardo, Ademir Silvestre: “Em 2012 eu já denunciava o grande conluio entre ‘eles’ PT e PPS Alex, contra o povo de São Bernardo. Será que ainda resta alguma dúvida?”
Unidos, os políticos de ambas as siglas partidárias discursaram em dois episódios a favor da invasão de terra no município, desrespeitando leis estabelecidas, e se colocaram à disposição para o grupo reunir-se com advogado amanhã na Câmara Municipal. Alex prometeu fazer pronunciamento hoje na Câmara Federal.
Ao lado do vereador Toninho da Lanchonete (PT), Alex e Julinho manifestaram irrestrito apoio, sábado (02/09), a protesto de moradores da região do pós-balsa, em frente à UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Santa Cruz, em São Bernardo, contra  ações da Prefeitura, que buscou intensificar a fiscalização do transporte de materiais de construção civil destinados a obras de moradias irregulares nos bairros Tatetos, Capivari, Santa Cruz, Taquacetuba e Curucutu, todos localizados em área de preservação ambiental.
A região, às margens da Represa Billings, tem sido alvo de inúmeras ocupações clandestinas nos últimos anos. A Promotoria de Meio Ambiente informou que 596 novos imóveis foram construídos na região desde 2013, degradando toda a preservação ambiental, além dos moradores já situados.
A Prefeitura de São Bernardo e o Ministério Público (MP) alinharam esforços para impedir a construção de novas moradias irregulares no pós-balsa. Diante da situação, a Prefeitura publicou, na sexta-feira (1º/09), resolução, instituindo procedimentos de fiscalização em toda a região, alinhado com o ofício do MP. No documento municipal, ficou oficializado que todo o transporte de materiais para a construção civil com destino ao pós-balsa estará sujeito à fiscalização ambiental, tributária, do direito do consumidor e de trânsito. O horário das viagens será limitado, sendo permitida somente de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O acesso ao pós-balsa com materiais de construção civil só será liberado ao morador com autorização específica, que deverá ser obtida na unidade da Rede Fácil na Av. Araguaia, 265, Riacho Grande.
A união de Alex com o PT volta se repetir em São Bernardo mais uma vez. Eles estiveram juntos no segundo turno das eleições contra o prefeito Orlando Morando (PSDB), vencedor do pleito.
 
INVASÃO
Outra ato ilegal ocorreu sábado, quando 500 integrantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores sem Teto) invadiram terreno da MZM Incorporação, próximo à Scania, no bairro Assunção. Ao longo do dia, o acampamento foi sendo formado e 900 pessoas ocuparam o espaço.
A invasão teve apoio dos deputados estaduais Luiz Turco (PT), de Santo André, e Carlos Neder (PT), da Capital. Os parlamentares disseram que apenas acompanharam a ocupação. Entretanto, jamais fizeram algo similar quando São Bernardo era administrado pelo seu correligionário, o ex-prefeito Luiz Marinho (PT), entre 2009 e 2016.
Manifestantes alegaram que o terreno não era ocupado havia anos, pois o solo é muito seco. O fato não legitimado pela Justiça, uma vez que o juiz Gustavo Dall’Olio, da 8ª Vara Cível de São Bernardo, determinou que em 72 horas fosse feita desocupação, detalhando em seu despacho a postura inadequada dos deputados petistas. “Não assiste ao réu o direito de açular pessoas, muitas delas carentes e de pouca instrução, à invasão ou tomada de espaços”, descreveu. 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo