Prefeitura de S. Bernardo oferece oficina de Libras para motoristas e monitores escolares

 Condutores e monitores que transportam alunos surdos da EMEB Padre Manuel da Nóbrega, no bairro Jordanópolis, em São Bernardo, perceberam que sinais caseiros não eram mais suficientes para se comunicar com as crianças, com idade entre 3 a 5 anos. Para melhorar o diálogo com os alunos, a direção da escola sugeriu a realização de uma oficina de Libras (Língua Brasileira de Sinais). 
Os encontros ocorreram em julho, antes do recesso, com foco na linguagem do dia a dia dentro do transporte escolar. “Antes da oficina, os  condutores e monitores tentavam se comunicar utilizando sinais improvisados, o que deixava as crianças muito agitadas, pois não havia êxito na comunicação”, explica Adriana Santiago, chefe de Seção da Educação Especial da Secretaria da Educação de São Bernardo.
A oficina de Libras cumpriu seu objetivo. Além de melhorar a comunicação entre transportadores e alunos, consolidou o vínculo afetivo.
As aulas são concentradas nas escolas Neusa Basseto, Padre Manuel da Nóbrega e Neusa Macellaro Callado Moraes e no Centro de Qualificação Profissional de Educação de Jovens e Adultos.

Sair da versão mobile