Sabesp reduzirá água para Mauá em 10% a partir de 15 de setembro

 Agora já tem data: a Prefeitura de Mauá ou a Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá)  tinha até ontem para quitar a dívida de cerca de R$ 2,5 bilhões (o que seria impossível de acontecer, já que o orçamento para o ano todo é de R$ 1,2 bilhão). Assim, começa a valer hoje o prazo de 30 dias para a redução em 10% do volume de água fornecido à cidade. O corte será colocado em prática a 15 de setembro.
Os dados constam da notificação enviada dia 9 ao prefeito Atila Jacomussi e ao Superintendente do Sama, Israel Aleixo de Melo, assinada pelo diretor-presidente da Sabesp, Jerson Kelman.
A Comunicação da Prefeitura de Mauá foi contatada para uma manifestação oficial sobre a decisão, que deverá afetar milhares de famílias na cidade, mas até o fechamento desta edição não se manifestou.
INFERIORES
Na notificação, a Sabesp ressalta que apesar de não haver quaisquer ações judiciais para redução das tarifas, o Sama vem pagando “valores bem inferiores ao efetivamente devido, algo em torno de 2% a 4% do que deveria pagar”.
E finaliza destacando que em 30 dias a contar do prazo (ontem) reduzirá em 10% o volume de água contratado.
Procurada, a Sabesp  ressaltou que “a população de Mauá paga suas contas de água para a autarquia e mesmo assim os valores não são repassados para a Sabesp.”
NEM PRECATÓRIOS
Segundo a Sabesp, o Sama não paga nem sequer precatórios já expedidos, referentes à inadimplência das contas de água do passado, e “em 2017 a autarquia também não vem pagando as parcelas mensais devidas.”
Para justificar à população o prazo dado ao Sama e à Prefeitira de Mauá, a empresa de economia mista esclarece em nota: “A Sabesp impetrou um mandado de segurança contra a decisão do Sama, e na decisão a juíza sugeriu que a Sabesp deveria executar o previsto no contrato entre a Sabesp e a autarquia de Mauá, na hipótese de não pagamento (inadimplência). A decisão deixa claro que a Sabesp deveria promover a redução de 10% no fornecimento de água ao Sama”.
NOTA
Ontem à noite, a Prefeitura divulgou nota: “A direção da Sama e da Sabesp estabeleceram um canal de diálogo para resolver o impasse do pagamento da fatura mensal de envio de água da Sabesp para a Sama. O prazo estabelecido é de 30 dias, ou seja, vence no dia 15 de setembro. A negociação foi encaminhada em reunião realizada nesta terça-feira (15), na sede da Sabesp, entre o presidente da companhia, Jerson Kelman, diretores, o prefeito de Mauá Atila Jacomussi e o superintendente da Sama, Israel Aleixo de Melo.”

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo