Cultura

Escritor Vladimir Safatle é o próximo convidado do projeto ‘Sempre um Papo’

 O distanciamento entre as noções de ética e felicidade na filosofia é a pauta da edição de agosto do “Sempre um Papo”. O projeto convida o escritor e filósofo Vladimir Safatle para um debate gratuito no Sesc Santo André, no dia 23, às 20h.
A conversa discute como, a partir do século 19, a filosofia moral foi gradualmente abandonando a ideia defendida desde a época de Aristóteles, de que uma vida feliz só seria possível se o indivíduo seguisse rigidamente os preceitos éticos da virtude. O convidado explica o que esse rompimento significa para a ação ética no atual contexto histórico.
 Tópico
Outro tópico do bate-papo é o sentido da política no mundo contemporâneo, tema do último livro de Safatle, “O Circuito dos Afetos”, lançado pela editora Autêntica no começo de 2016. A obra procura criar reflexões sobre os novos paradigmas políticos do cenário atual, em que, tanto o capitalistmo, como as utopias de esquerda caíram em descrédito.
A partir da teoria dos afetos, o livro investiga as novas dinâmicas da ação social e da desconstituição de identidades individuais e/ou coletivas. Ou seja, a filosofia contemporânea adota uma perspectiva em que o indivíduo emprega seus afetos, interesses e estruturas indentitárias para racionalizar suas ações sociais.
 SERVIÇO
Sempre um Papo acontece dia 23 de agosto, quarta-feira, às 20h, a entrada é gratuita, mas a retirada de ingressos devem ser feitas com uma hora de antecedência na Bilheteria. A classificação etária é livre. O Sesc Santo André fica na rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar. Outras informações: (11) 4469-1200 ou http://www.sempreumpapo.com.br.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo