Morre o ex-ministro Marco Aurélio Garcia, da Fundação Santo André

 Muita gente conhece dos governos Lula e Dilma o ex-ministro e ex-homem-forte das relações internacionais Marco Aurrélio Garcia, que teve incorporado ao nome o “Top Top” após ser mostrado no Jornal Nacional fazendo o conhecido movimento de mãos (uma espalmada batendo na outra fechada, fazendo o som do ‘top top’) diante da notícia que levantou a possibilidade de problemas mecânicos no avião da TAM que se acidentou em São Paulo em 17 de julho de 2007.
Marco Aurélio foi professor de Sociologia no curso de Ciências Sociais da Fundação Santo André, na década de 1980. Comunista histórico, costumava ler e reler os dois volumes do Capital, de Karl Marx, em todas as aulas, o que levava estudantes a brincar que eram suas Bíblias, uma vez que os adeptos do materialismo dialético não têm motivos para crer em Deus.
Discussões teológicas ou ideológicas à parte, o certo é que Marco Aurélio passou pelo ABC. Conheceu Lula e o sindicalismo que balançou os alicerces nacionais a partir das greves de 1978, 1980 e por aí afora.
Colaborou decisivamente para a construção do Partido dos Trabalhadores, tanto que, com a vitória de Lula na corrida presidencial de 2002, assumiu papel de destaque na articulação da política externa do Brasil pelos 13 anos seguintes, até o impeachment de Dilma.
Nos últimos tempos, criticava muito a política externa de Temer.
MODELITO
Chama muito a atenção o emagrecimento do vice-prefeito da Capital e secretário das Prefeituras Regionais, Bruno Covas. A impressão é a de que ele quer incorporar a silhueta do chefe, o prefeito João Doria.
CÂNCER FEMININO
Em 10 de agosto, São Paulo receberá governadoras, prefeitas e primeiras-damas para discutir e elaborar estratégias de enfrentamento do câncer na mulher – doença que deve ser reponsável por mais de 300 mil novos diagnósticos na população feminina somente em 2017, no Brasil.
CONFERÊNCIAS
Duas Conferências Nacionais acontecerão simultaneamente, unindo lideranças e ONGs ligadas ao combate do câncer de mama, a fim de formular um documento com ações regionais que devem ser promovidas pelas duplas. 
custo social
O custo social do câncer, o empoderamento feminino, o acesso ao tratamento e diagnóstico da patologia são pautas das Conferências Nacionais que reunirão lideranças femininas de todo o País. A I Conferência Nacional de Prefeitas e Governadoras e a VII Conferência Nacional de Primeiras-Damas contarão com importantes especialistas que incitarão debates, reflexões e ações para o enfrentamento do câncer da mulher. Os eventos acontecem simultaneamente no hotel The Capital São Paulo Itaim.
INTEGRAÇÃO
Um dia depois de os prefeitos Orlando Morando e João Doria deflagrarem a integração ABC-Capital, o Uber anuncia desconto de 17% nas corridas entre a região e São Paulo.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo