Cidades

Movida a energia solar, válvula instalada pelo Semasa combate vazamentos de água

 Em mais uma etapa da Operação Caça-Vazamentos, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) instalou nesta terça-feira (18) uma VRP (Válvula Redutora de Pressão) na rede de água da rua Evaristo de Morais (Jardim Stella). O setor foi escolhido devido às altas pressões registradas, que contribuem para uma incidência maior de vazamentos. Outra novidade do aparelho é que ele estará ativo via energia solar. O viés sustentável é uma iniciativa inédita do Semasa que também vai permitir economia de recursos, já que não será necessário ligar o equipamento à rede elétrica.
A válvula, mais moderna, ficará integrada ao sistema de telemetria e telecomando utilizado pela autarquia. Dessa forma, os técnicos poderão verificar o seu funcionamento, visualizar as pressões e vazões neste ponto, 24 horas por dia, e adequar as pressões na saída da rede à distância. Junto à VRP também foi instalado um macromedidor para permitir o acompanhamento do consumo de água.
Instalações
Até o fim do ano o Semasa pretende instalar mais quatro equipamentos do tipo nos setores Paraíso, Vila Vitória e Miami.
 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo