Cidades

Prefeitura da cidade de Santo André facilita abertura de empresas

 A Prefeitura de Santo André apresentou, terça-feira, no Teatro Municipal, em evento para contabilistas da cidade, o VRE (Via Rápida Empresa). O programa, que começou a funcionar ontem, diminui diversas questões burocráticas e facilita a formalização da abertura de novas empresas no prazo de apenas sete dias. O prazo atual é de 90 a 120 dias, em média. Sistema
O sistema integra todo o fluxo de abertura da empresa, desde a emissão do CNPJ até as licenças de funcionamento. A instalação garante a entrada única de dados, transparência dos processos, racionalização na fiscalização, integração dos órgãos e segurança da informação. Apesar de ter iniciado já na quinta-feira, o projeto passará por dois meses de transição para adequações, nos quais funcionarão o sistema antigo e o VRE. Após o dia 29 de agosto, 100% das solicitações e emissões de licença serão feitas pelo novo sistema.
O projeto é uma iniciativa do governo do Estado de São Paulo, vinculado ao programa federal REDESIM Nacional. Ele se divide nas fases de viabilidade, registro e licenças de funcionamento. O sistema está instalado em cerca de 100 cidades e Santo André fazia tentativas de se integrar há quase 10 anos.
 Contribuição
De acordo com o prefeito Paulo Serra, a instalação do VRE contribui até mesmo para as questões orçamentárias da cidade. “Começa agora um passo muito importante para a desburocratização da abertura de empresas na cidade. O programa é importante e ajuda, além do próprio empresário, a Prefeitura e os contabilistas. Não é apenas porque acreditamos no projeto era algo que falávamos na campanha, mas temos com esse programa a sobrevivência empresarial de Santo André a médio e longo prazo”, afirma.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo