Professor da FMABC participa de seminário sobre Dislexia e TDAH
O objetivo do seminário é debater os desafios do acesso e permanência do aluno com dislexia e TDAH nas universidades, com foco em critérios que possam subsidiar a política de cotas para pessoas com deficiência. Serão organizadas duas mesas, uma no período da manhã, sobre dislexia, e outra no período da tarde, sobre TDAH, quando o professor da FMABC participará ao lado de neuropsicólogos, psicólogos, fonoaudiólogos e neuropediatras.
Para o docente da FMABC, que atualmente preside a Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil, ainda é preciso avançar consideravelmente no País quanto à assistência adequada aos universitários que possuem estes transtornos. “O tema me interessou bastante, pois é pouco discutido. Isso porque implica na criação de procedimentos especiais que geram gastos às universidades. O aluno com déficit de atenção demora mais tempo para fazer a prova, ou faz em outro horário. O professor precisa supervisioná-lo, ou então deve aprender a aplicar uma prova oral, por exemplo. No geral, a faculdade imagina que irá encarecer contratar este profissional”, comenta Dr. Rubens Wajnsztejn.